Steven Allan Spielberg é cineasta, produtor cinematográfico e roteirista norte-americano. Nasceu no dia 18 de dezembro de 1946, em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Casou-se duas vezes, com Amy Irving (1985 - 1989) e Kate Capshaw (1991 - presente), tem seis filhos. Conhecido como Spielberg, é o diretor que tem mais filmes na lista de “100 Melhores Filmes de Todos os Tempos”, da American Film Institute.
Apesar de ser um diretor bem aclamado pela crítica, Spielberg teve poucos momentos no palco do Oscar, premiação mais importante do cinema, vencendo apenas três vezes, levou as estatuetas de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme" por “A Lista de Schindler” em 1994 e “O Resgate do Soldado Ryan”, em 1999. Foi indicado diversas vezes para as duas categorias com obras como “Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida”, “E.T. - O Extraterreste”, “Cavalo de Guerra”, “Lincoln”, entre outros.
Seus primeiros passos como cineasta foram marcados por uma câmera Super-8, que utilizava na sua infância. Aos 16 anos, fez seu primeiro filme com o equipamento, entitulado “Firelight”, que foi exibido em uma sala de teatro local alugada por seu pai, Arnold Spielberg. No mesmo ano, começou sua carreira profissional com o curta “Amblin”, que chegou a ser premiado no Festival de Veneza, fazendo Spielberg a estudar na Universidade Estadual da Califórnia, em que fez cinco filmes.
Em 1971, Spielberg assinou um contrato com a Universal Pictures, em que teve a oportunidade de dirigir o longa “Encurralado”, lançado em 1972. Após uma breve passagem pela televisão, voltou às telonas com “Louca Escapada”, em 1974, que venceu o Palma de Ouro de “Melhor Roteiro” no Festival de Cannes. No ano seguinte, lançou o longa “Tubarão”, marcando seu primeiro sucesso de bilheteria e faturando mais de 100 milhões de dólares no mundo inteiro.